Mas afinal, o que o Cirurgião-Dentista pode e o que não pode postar nas redes sociais segundo o CRO?

Se você é da área da Odontologia ou faz a gestão de redes sociais para um Cirurgião-Dentista ou Clínica de Odontologia, você já deve ter se perguntado algumas vezes: mas afinal, o que pode e o que não pode postar nas redes sociais segundo o CRO?

Mas afinal, o que o Cirurgião-Dentista pode e o que não pode postar nas redes sociais segundo o CRO?

A internet até parece uma “terra sem lei” onde você posta e compartilha o que quiser, mas não é bem assim! A maioria dos mercados  já oferece instruções de como se comportar na internet.

Em relação à publicação de conteúdo publicitário e divulgação de informações da área da odontologia, o Código de Ética Odontológico estabeleceu algumas regras que devem ser seguidas, quer você concorde ou não.

Mas afinal, o que o Cirurgião-Dentista pode e o que não pode postar nas redes sociais segundo o CRO?

Caso contrário, o CRO do seu estado pode enviar uma notificação, multa e até mesmo caçar o seu documento.

Tenho alguns clientes da área da Odontologia e o que posso dizer aqui é que existem CROs e CROs. Em alguns estados a cobrança é mais rigorosa, outros nem tanto.

Uma coisa é fato: o Código de Ética Odontológico é muito antigo e precisa de uma reformulação para acompanhar os avanços da tecnologia, mas enquanto isso não acontece, devemos trabalhar da forma correta!

Para ficar mais clara o entendimento de todos, separei em dois momentos, o que é permitido e o que não é permitido ok?

Mas afinal, o que o Cirurgião-Dentista pode e o que não pode postar nas redes sociais segundo o CRO?

O que é permitido postar nas redes sociais segundo o CRO:

  • Divulgar área de atuação profissional e especialidade na qual o dentista está inscrito no CRO
  • Logotipo
  • Animações gráficas de procedimentos/técnicas com comprovação científica
  • Endereço e horário de atendimento
  • Divulgação das áreas de atuação, procedimentos e técnicas de tratamento.
  • As especialidades nas quais o cirurgião-dentista esteja inscrito no Conselho Regional.
  • Os títulos de formação acadêmica stricto sensu e do magistério relativos à profissão, endereço, telefone, endereço eletrônico, horário de trabalho, convênios, credenciamentos, atendimento domiciliar e hospitalar.
  • A expressão “clínico geral” pelos profissionais com conhecimentos adquiridos em cursos de graduação ou pós-graduação.
  • Artigos, matérias e informações que tenham como objetivo orientar a população e fortalecer sua conscientização sobre a importância os cuidados de saúde bucal.

O que não é permitido postar nas redes sociais segundo o CRO:

  • Induzir o público a acreditar em técnicas sem comprovação científica
  • Consulta e diagnóstico online
  • Publicar imagens de “antes” e “depois” de procedimentos
  • Garantir, prometer ou insinuar resultados de tratamento.
  • Divulgar gratuidades, benefícios, vantagens, descontos, brindes, promoções e valores de procedimentos e consultas.
  • Exibir condições bucais de pacientes com a finalidade de se obter diagnóstico de outros colegas
  • Expor pacientes a condições vexatórias
  • Divulgar gratuidade de serviços, promoções, descontos, brindes e preços de procedimentos.
  • Prometer resultado de tratamento
  • Mentir a respeito da especialidade do profissional
  • Induzir a opinião pública a acreditar ou se intitular especialista sem que tenha registro no Conselho Regional
  • Anunciar título de especialidade em área não reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia.
  • Induzir o público leigo a acreditar que técnicas reconhecidas cientificamente, usadas por outros profissionais, sejam inadequadas ou ultrapassadas
  • Divulgar textos, fotos e vídeos de técnicas, terapias de tratamento e áreas de atuação que não possuam comprovação científica ou que não pertençam ao âmbito da Odontologia.

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