conciliar pessoal e profissional no Instagram

Devo conciliar pessoal e profissional no Instagram? Essa é a pergunta que mais recebi nos últimos tempos e a resposta não é tão simples quanto parece.

Fui pesquisar pra tentar entender qual seria a melhor estratégia e saber o que os outros profissionais estão falando sobre isso e a verdade é que não existe um consenso: alguns acreditam que você deve ter perfis separados e outros incentivam misturar fotos pessoais e profissionais.

dúvida

Antes de eu dar a minha resposta, queria fazer uma provocação:

A Adidas tem mais de 20 milhões de seguidores no Instagram e ela faz postagens comerciais (profissionais) praticamente todos os dias, porém eles dão vários pares de tênis para influenciadores digitais (que tem bem menos seguidores que eles) e torcem para que façam uma postagem (pessoal) ou um simples stories calçando o próximo lançamento da marca para que as vendas bombem!

O que eu quero dizer com isso?

Postagens de empresas são frias e tem um engajamento muito menor do que o perfil de pessoas que são quentes, que tem postagens mais orgânicas, mais humanas e consequentemente tem um maior engajamento!

Arrisco dizer que um influenciador digital com 100k seguidores vende mais tênis da adidas do que a própria Adidas!

Deu pra entender onde eu quero chegar?

interessante

Se você tem a dúvida se deve conciliar pessoal e profissional no Instagram é porque já deve ter percebido que as fotos pessoais tem mais curtidas e comentários que as imagens profissionais, acertei?

sim

Se a sua resposta for sim, então, na minha opinião, você deve usar fotos pessoais e profissionais juntas no mesmo perfil!

Existe uma resposta mais técnica pra isso… as fotos com mais curtidas e comentários “ajudam” as fotos com menor alcance, ou seja, indiretamente, a sua foto pessoal está fomentando as imagens profissionais que você posta!

Claro que devemos ter bom senso e levar em consideração alguns pontos:

  • mantenha equilíbrio com relação a quantidade de fotos profissionais e pessoais publicadas;
  • lembre-se de que o seu cliente (ou possível cliente) está lhe avaliando, então não poste fotos pessoais que possam prejudicar sua credibilidade;
  • posicionamentos extremos com relação a religião, política, gênero, raça, futebol e outros assuntos polêmicos devem ser evitados;
  • fotos bebendo e fumando devem ser evitadas;
  • não fale mal de outras empresas (concorrentes).

Perfis de profissionais autônomos (dentistas, médicos, psicólogos, nutricionistas,…) ou empresas que levam o nome do dono tendem a levar vantagem pois o pessoal e o profissional estão mais conectados nesses casos.

Ficou claro? Agora mandar ver nas postagens pessoais e profissionais sem medo!

sim

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