Trabalho com “Estratégia de Posicionamento Online” já faz um bom tempo e uma dúvida recorrente entre os meus clientes que tem Blog é:

– “como faço para escrever um post perfeito?”

Isso é normal já que quase sempre o modelo de negócio do cliente não tem nenhum serviço ou produto que envolva escrever para um blog!

O Blog para Empresas pode ser uma ótima oportunidade para atrair novos clientes. Dependendo da frequência de posts e do conteúdo compartilhado você irá atrair pessoas que tem interesse nesses assuntos e assim terá uma chance maior de converte-los em clientes.

Separei algumas dicas que aprendi na prática enquanto escrevia para o Falamedeiros e que agora posso compartilhar com vocês com conhecimento de causa.

blog dicas post perfeito

Essas dicas fazem muita diferença para que o Google encontre o seu conteúdo no meio de vários existentes e então mostre como sendo relevante para a pessoa que está pesquisando.

Confere aí:

  • Ter uma palavra-chave

Quando você vai escrever um texto é importante definir um assunto, e mais do que isso, uma palavra-chave que será usada em vários momentos no post.

  • Tente não repetir a palavra-chave de posts anteriores

Se a ideia do Blog é realmente ter uma audiência recorrente, repetir a palavra-chave pode tornar o seu post desinteressante para o leitor. Já com relação ao Google, o seu blog estará dividindo a atenção da palavra-chave em dois posts diferentes.

  • Use a palavra-chave no início do Título do post

O Google entende que o seu post tem maior relevância pelo simples fato da sua palavra-chave estar no início do Título do post.

  • Use a palavra-chave no primeiro parágrafo do post

Da mesma forma como no título, a palavra-chave deve estar no primeiro parágrafo do teu texto. O Google entende que o seu post tem maior relevância e acaba mostrando para mais pessoas.

  • Não repetir mais do que 5 vezes a palavra-chave no post

Claro que ficar falando várias vezes a palavra-chave no texto também não é legal. O Google entende que se você repetir mais de 5 vezes a palavra-chave o seu post é muito repetitivo e pode mostrar para menos pessoas por isso.

  • O texto deve ter mais do que 300 palavras

O Google acredita que não é possível se aprofundar em um tema com menos de 300 palavras e prefere mostrar, em seu resultado de busca, posts mais completos.

  • Não tenha paragráfos longos

Considere dividir o texto em dois parágrafos, a leitura fica muito mais dinâmica e o Google gosta disso!

  • Tenha links dentro do post que direcione para outro post dentro do seu blog

Parece óbvio, mas ter links dentro do seu post que direciona para outro que tenha afinidade com esse assunto faz com que o leitor permaneça por mais tempo dentro do seu blog e isso é bastante relevante para o Google.

  • Tenha várias imagens e gifs para ilustrar o que você está escrevendo

Ter imagens e gifs para ilustrar o seu texto é um bom recurso tampo para o leitor quanto para o Google.

  • Renomeie as imagens do post com a palavra-chave do post

O Google entende que o seu post é mais relevante caso contenha imagens. O ideal é renomear todas as imagens considerando a palavra-chave no nome do arquivo.

  • Inserira a palavra-chave em “texto alternativo” na imagem

O Google lê essa informação e se ela conter a palavra-chave seu post se torna mais relevante e aparece para mais pessoas no resultado da busca.

  • Crie uma “meta descrição” que considere uma chamada para o post

Convide o seu leitor para acessar, ver, conferir, seguir ou compartilhar o seu post. Esse simples ato gera maior interatividade e maior engajamento.

Gostou do post? Ele serviu pra você? Então compartilhe com os seus amigos!

Se você se interessa por esse tipo de assunto você poderá gostar de outros posts que eu escrevi aqui para o blog:

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